AÇO NO DIA A DIA

O aço figura entre os materiais mais recicláveis e reciclados do mundo. O setor estimula a coleta e recicla o aço contido nos produtos no final da vida útil, empregando-o na fabricação de novos produtos siderúrgicos, sem qualquer perda de qualidade.

Dessa forma, a produção de aço a partir de sucata reduz o consumo de matérias-primas não renováveis, economiza energia e evita a necessidade de ocupação de áreas para o descarte de produtos em obsolescência.

FLUXO DE ENTRADAS E SAÍDAS DE MATERIAIS*

FLUXO DE ENTRADAS E SAÍDAS DE MATERIAIS*

O AÇO E A ECONOMIA CIRCULAR

Um novo conceito se integrou com força à agendada indústriado aço: a economia circular.
Regenerativo e restaurativo por princípio, o conceito propugna eliminar a noção de resíduos, mantendo os materiais em utilização pelo maior tempo possível e, assim, trazendo benefícios econômicos, sociais e ambientais à sociedade.

ECONOMIA LINEAR

X

ECONOMIA CIRCULAR

O AÇO E A ECONOMIA CIRCULAR
REDUÇÃO

Diminuição da quantidade de matérias-primas e energia usadas para produção e redução do peso dos produtos. Em 2017, 57% do consumo de energia elétrica das usinas foi suprida por meio da autogeração (sendo 49% em termelétrica e 8% em hidrelétrica).

REUTILIZAÇÃO

Reutilização de materiais ou produtos classificados como bens duráveis é a extensão de uso de um produto de pós consumo, mantendo-se a mesma função que este desempenhava.

RECICLAGEM

O aço é o material mais reciclável do mundo. Pode ser continuamente reciclado sem perda de qualidade 8,9 milhões de toneladas de sucata de aço foram recicladas em 2017.

REMANUFATURA

A remanufatura transforma produtos usados e/ou com defeito em produtos novos, comum novo ciclo de vida.

Clique para fazer o download.

Diferentemente do modelo econômico linear (extração, produção, consumo e eliminação), a economia circular tem como princípio a redução, a reutilização, a remanufatura e a reciclagem de materiais e produtos, trazendo como benefícios a conservação de matérias-primas, eficiência na gestão de resíduos, reduções de emissão, além de inovações e empregos.

Economia Linear X Economia Circular
Economia Linear X Economia Circular
REDUÇÃO

REDUÇÃO

Diminuição da quantidade de matérias-primas e energia usadas para produção e redução do peso dos produtos. Exemplo: desenvolvimento de novos aços, mais finos e mais resistentes, que permitem produzir automóveis com menor peso e maior segurança para os usuários.

REUTILIZAÇÃO

REUTILIZAÇÃO

Reutilização de materiais ou produtos classificados como bens duráveis e a extensão de uso de um produto de pós-consumo, mantendo-se a mesma função que este desempenhava. O processo de reuso envolve checagem e limpeza. Exemplo: portas de carro, trilhos, água, etc.

RECICLAGEM

RECICLAGEM

A reciclagem significa recuperação da matéria-prima sem conservar sua estrutura principal. O processo de reciclagem envolve coleta do produto, seleção do item que será reciclado, preparação para reciclagem, processo industriai e consequente reintegração do material reciclado ao processo produtivo, sob forma de matéria-prima. Exemplo: pontes, carros, aços para a construção civil, embalagens metálicas, etc.

REMANUFATURA

REMANUFATURA

A remanufatura transforma produtos usados e/ou com defeito em produtos novos, com um novo ciclo de vida. O processo de remanufatura envolve coleta da carcaça, desmontagem do produto, limpeza de partes, inspeção e triagem de partes, substituição ou reparo de componentes, remontagem do produto e teste. Produtos tradicionalmente remanufaturados são motores, peças de máquinas e turbinas.

O aço é um material que sempre esteve intrinsicamente associado ao conceito de economia circular. Trata-se do material mais reciclável e reciclado do mundo. Automóveis, geladeiras, vergalhões e todos os demais produtos feitos com aço, são, ao fim de sua vida útil, coletados e retornam às aciarias, produzindo aço com a mesma excelência de qualidade.

Hoje, no Brasil, cerca de 30% de todo o aço produzido é proveniente de reciclagem. Qualquer que seja a origem da sucata, o ciclo de reciclagem do aço produz aços novos que podem ser utilizados em qualquer das suas finalidades: automóveis, construção, embalagens etc. A economia lucra com a ausência de desperdício e o planeta também. O que era só fim passa a ser um recomeço.

História do aço

O ciclo do aço é o ciclo da vida. O aço está nas relações humanas, nos sonhos de consumo, na esperança de cura, na intimidade dos lares e no...

Ver mais
Processo siderúrgico

A fronteira entre o ferro e o aço foi definida na Revolução Industrial, com a invenção de fornos que permitiam não só corrigir as impurezas ...

Ver mais
Parque siderúrgico

Representado por 16 empresas privadas, controladas por doze grupos empresariais e operando 32 usinas distribuídas por 11 estados brasileiros,...

Ver mais
Produtos

Há um número muito grande de formas e tipos de produtos de aço. A grande variedade dos aços disponíveis no mercado deve-se ao fato de cada uma...

Ver mais
Aplicações do aço

O aço está presente no nosso dia a dia nas mais diversas ocasiões e por isso muitas vezes torna-se invisível.

Ver mais
Economia circular

Diferentemente do modelo econômico linear (extração, produção, consumo e eliminação), a economia circular tem como princípio a redução, a...

Ver mais

ENTIDADES GERIDAS

CENTRO DE COPRODUTOS AÇO BRASIL (CCABRASIL)
O CENTRO BRASILEIRO DA CONSTRUÇÃO EM AÇO (CBCA)
CB-28 – NORMAS TÉCNICAS