Consumo de aço no Brasil bate recorde no 1º semestre

11/08/2008 | Assessoria de imprensa Instituto Aço Brasil

O consumo aparente* de produtos siderúrgicos cresceu 21,5% no 1º semestre de 2008 na comparação com o mesmo período do ano passado, registrando nível recorde de 12,5 milhões de toneladas. Esse crescimento foi liderado pelos setores da construção civil, automotivo e de bens de capital.

As vendas internas da siderurgia brasileira, acompanhando este crescimento, apresentaram também nível recorde de 11,5 milhões de toneladas, incremento de 18,4% na comparação com o 1º semestre de 2007. O aumento foi de 13% no setor de planos e no setor de longos, produtos destinados principalmente à construção civil, foi de 25,9%.

Tendo em vista a prioridade do mercado doméstico, a siderurgia brasileira reduziu em 32,6% suas exportações de produtos acabados, que atingiram ainda assim, o nível de 2,1 milhões de toneladas no 1º semestre do ano. As exportações de semi-acabados, no entanto, cresceram 16,2%, atingindo 3 milhões de toneladas. Isto possibilitou aumento de 3,2% na receita, cujo total foi de US$ 3,7 bilhões.

As importações, refletindo o crescimento da demanda e condições favoráveis associadas à taxa de câmbio e alíquotas de importação reduzidas de alguns produtos siderúrgicos, atingiram 1 milhão de toneladas (+59%).

A produção de aço bruto no semestre atingiu 17,4 milhões de toneladas, representando aumento de 6,9% em relação aos seis primeiros meses de 2007.

*Vendas internas mais importações.
VOLTAR

ENTIDADES GERIDAS

CENTRO DE COPRODUTOS AÇO BRASIL (CCABRASIL)
CENTRO BRASILEIRO DA CONSTRUÇÃO EM AÇO (CBCA)
CB-28 – NORMAS TÉCNICAS