O AÇO

O ciclo do aço é o ciclo da vida. O aço está nas relações humanas, nos sonhos de consumo, na esperança de cura, na intimidade dos lares e nos ideais de um futuro melhor. Está presente no nosso dia a dia mesmo antes de nascermos. Em tudo o que fazemos, a toda hora e em qualquer lugar, esse é um material essencial à vida.
Descubra mais sobre o processo de fabricação do aço e muito mais!

No atual estágio de desenvolvimento da sociedade, é impossível imaginar o mundo sem o uso do aço. A produção do aço é um forte indicador do estágio de desenvolvimento econômico de um país. Mas, fabricar itens de aço exige técnica que deve ser renovada de forma cíclica, por isso o investimento constante das siderúrgicas em pesquisa. O início e o processo de aperfeiçoamento do uso do ferro representaram grandes desafios e conquistas para a humanidade.

Idade do ferro

A idade do ferro se iniciou em 1200 a.C. e é considerada o último estágio tecnológico e cultural da pré-história. Seu descobrimento promoveu grandes mudanças na sociedade. A agricultura se desenvolveu com rapidez por causa dos novos utensílios fabricados. A confecção de armas mais modernas viabilizou a expansão territorial de diversos povos, o que mudou a face da Europa e de parte do mundo.

Aos poucos, novas técnicas foram sendo descobertas, tornando o ferro mais duro e resistente à corrosão. Um exemplo disso foi a adição de calcário à mistura de minério de ferro e carvão, o que possibilitou melhor absorção das impurezas do minério. Novas técnicas de aquecimento também foram sendo desenvolvidas, bem como a produção de materiais mais modernos para se trabalhar com o ferro já fundido.

Com a possibilidade de obtenção de ferro no estado líquido, ao aumentar as temperaturas das forjas, nasceu a técnica de fundição de armas de fogo, balas de canhão e sinos de igreja. Mais tarde, o uso do ferro se estendeu para residências senhoriais de grandes portões e placas de lareira com desenho elaborado.

A grande mudança só ocorreu, porém, em 1856, quando se descobriu como produzir aço. Isso porque o aço é mais resistente que o ferro fundido e pode ser produzido em grandes quantidades, servindo de matéria-prima para muitas indústrias.

Managed Entities

CENTRO DE COPRODUTOS AÇO BRASIL (CCABRASIL)
O CENTRO BRASILEIRO DA CONSTRUÇÃO EM AÇO (CBCA)
CB-28 – NORMAS TÉCNICAS