Resultados 2007 e perspectivas para a siderurgia

04/12/2007 | Assessoria de imprensa Instituto Aço Brasil

O mercado mundial de aço experimentou, em 2007, pelo sexto ano consecutivo, significativo crescimento ainda que com taxa menor do que a verificada em 2006. No Brasil, a siderurgia teve um ano de recordes na produção, nas vendas internas e no consumo aparente de aço. O Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS) prevê para este ano produção de 34 milhões de toneladas, o que significa expressivo crescimento de 9,9% em relação ao ano passado. As vendas internas devem crescer 18%, atingindo 20,6 milhões de toneladas, enquanto o consumo aparente deve aumentar 19,7%, totalizando 22,1 milhões de toneladas.
Especificamente sobre aços planos, o incremento nas vendas internas (+17,8%) e consumo aparente (+20,5%) reflete principalmente os recordes mensais consecutivos de produção do setor automotivo, o desempenho positivo do setor de petróleo e gás, de máquinas industriais e agrícolas, assim como o maior gasto dos consumidores com eletrodomésticos. Já o desempenho do setor de aços longos deve-se sobretudo a um novo ciclo positivo no setor de construção habitacional, impulsionado pelo maior crédito imobiliário.

Apesar dos significativos aumentos de consumo verificados em praticamente todos os segmentos, estes encontram-se plenamente abastecidos. Parte desse abastecimento foi realizado com o redirecionamento das exportações. O volume exportado esse ano deve ser de 10,5 milhões de toneladas, 2 milhões de toneladas a menos do que o previsto e 15,6% a menos do que em 2006. Além do foco no mercado interno, o decréscimo deve-se também ao fato dos projetos de expansão voltados para exportação terem dado partida somente no 4º trimestre. Apesar desse decréscimo, a receita total prevista com as exportações brasileiras de aço em 2007, segundo o IBS, será de US$ 6,8 bilhões, representando uma redução de apenas 1,4%, em relação a 2006. O volume importado previsto é de 1,6 milhão de toneladas (- 12%).

PERSPECTIVAS 2008 - A expectativa para a siderurgia brasileira em 2008 é positiva. O IBS estima que a produção atinja a 37,6 milhões de toneladas de aço bruto, representando um crescimento de 10,8% em relação a 2007. Tal crescimento tem como objetivo atender as expectativas dos diversos setores consumidores, assim como manter significativas exportações. Estas devem atingir a 12,4 milhões de toneladas, representando um aumento de 17,9 %. Esse crescimento será possível devido em parte ao aumento da capacidade de produção com a entrada em operação de novos projetos de expansão. No final de 2007, a capacidade instalada da siderurgia brasileira atingiu a 41 milhões de toneladas.

 

MATERIAL RELACIONADO

  • Arquivo para download (3.268 KB)

  • Ouça na íntegra entrevista coletiva concedida pelo presidente do IBS, Rinaldo Campos Soares

BACK

Managed Entities

CENTRO DE COPRODUTOS AÇO BRASIL (CCABRASIL SUSTAINABLE SOLUTIONS)
BRAZILIAN CENTER OF STEEL CONSTRUCTION (CBCA)
CB-28 – TECHNICAL STANDARDS