AÇO NO DIA A DIA

O aço está presente no nosso dia a dia nas mais diversas ocasiões e por isso muitas vezes torna-se invisível.

UTILIDADES DOMÉSTICAS

Empregado nos restaurantes, cozinhas industriais, hospitais, laboratórios, empresas em geral e nas casas das pessoas, tem a resistência necessária para os mais variados usos em forma de utensílios domésticos. Entre as propriedades do aço estão a resistência a baixas e altas temperaturas, superfície que evita o acúmulo de resíduos, composição química que o impede descascar, longa durabilidade e baixo custo de manutenção.

TRANSPORTE

O aço está presente nos carros, caminhões, ônibus, trens, metrôs, navios, bicicletas e motocicletas. Transporta a população, interliga cidades e conduz as cargas, distribuindo riquezas e espalhando progresso.

CONSTRUÇÃO CIVIL

Largamente usado na construção civil, o aço pode estar presente como parte das obras ou como material principal. O sistema construtivo em aço permite liberdade no projeto de arquitetura, maior área útil, flexibilidade, compatibilidade com outros materiais, menor prazo de execução, racionalização de materiais e mão-de-obra, alívio de carga nas fundações, garantia de qualidade, maior organização nos canteiros de obras e precisão construtiva. Conheça mais sobre o potencial do aço na construção civil visitando o site do Centro Brasileiro da Construção em Aço, cujo gestor é o Instituto Aço Brasil: www.cbca-acobrasil.org.br.

CONSTRUÇÃO CIVIL

A VILA DO AÇO

A Vila do Aço foi um projeto do CBCA, cujo gestor é o Instituto Aço Brasil, que apresentou as aplicações do uso do aço no dia a dia, na indústria, nos transportes, na infraestrutura e no campo, além de oferecer novas alternativas para a construção civil.

Demonstrou ainda as diversas formas de uso de coprodutos do processo siderúrgico na indústria da construção civil, pavimentação, cerâmica, agricultura e fabricação de cimento. Os visitantes visualizavam como o aço transforma cidades e colabora com a melhoria dos espaços urbanos e rurais com a apresentação de réplicas em tamanho real. A primeira montagem da Vila ocorreu em paralelo a 21ª edição do Congresso Brasileiro do Aço & ExpoAço 2010, em São Paulo.

Na sequência a minicidade esteve na Conferência das Cidades, em Brasília; na Inovatec, em Belo Horizonte; na ExpoAcabamento, em Porto Alegre; na Rio Infraestrutura, no Rio de Janeiro e também esteve na 22ª edição do Congresso Brasileiro do Aço & ExpoAço 2011, também em São Paulo. A última edição da Vila foi na Construction Expo 2011.

EMBALAGENS E RECIPIENTES

As embalagens de aço são usadas pela indústria em geral, sendo importantes na conservação e transporte de alimentos, produtos químicos, agrícolas, tintas, gases de cozinha e industriais. Especialmente em relação aos alimentos, o aço evita a contaminação, assegurando a sua qualidade. Além disso, é 100% reciclável.

ENERGIA

O aço é usado em hidrelétricas, termelétricas e nucleares, torres de transmissão, transformadores, cabos elétricos, plataformas, tubulações, equipamentos de prospecção e extração de petróleo, assim como em perfuratrizes, esteiras e caçambas das minas de carvão. É, portanto, fundamental na produção e distribuição de energia no País.

AGRICULTURA

A eficiência do setor agrícola está diretamente ligada ao consumo de aço. A terra é preparada com arados, semeada e cercada usando equipamentos que levam aço. Na hora da colheita, com as ceifadeiras e colheitadeiras, assim na armazenagem em silos e graneleiros, o aço também está presente, permitindo que os alimentos cheguem ao mercado.

CONFIRA

MOSTRA DE ESCULTURAS EM AÇO

O Instituto Aço Brasil e a Fundação Villacero promoveram na cidade do Rio de Janeiro uma exposição de obras de arte com base no aço. A mostra reuniu obras de 10 artistas brasileiros, que convidaram o público a lançar um novo olhar sobre esse produto que movimenta a economia e também é capaz de ser matéria-prima de esculturas em aço. A exposição ficou em destaque no Centro Cultural Banco do Brasil. Assista ao vídeo.

MOSTRA DE ESCULTURAS EM AÇO

AÇO E ARTE

Vídeo sobre a produção de uma
obra de arte em aço

<p><strong>AÇO</strong> E ARTE</p>
História do aço

O ciclo do aço é o ciclo da vida. O aço está nas relações humanas, nos sonhos de consumo, na esperança de cura, na intimidade dos lares e no...

Ver mais
Processo siderúrgico

A fronteira entre o ferro e o aço foi definida na Revolução Industrial, com a invenção de fornos que permitiam não só corrigir as impurezas ...

Ver mais
Parque siderúrgico

Representada por 15 empresas privadas, controladas por onze grupos empresariais e operando 31 usinas distribuídas por 10 estados brasileiros, a in...

Ver mais
Produtos

Há um número muito grande de formas e tipos de produtos de aço. A grande variedade dos aços disponíveis no mercado deve-se ao fato de cada uma...

Ver mais
Reciclagem do aço
Ver mais

ENTIDADES GERIDAS

CENTRO DE COPRODUTOS AÇO BRASIL (CCABRASIL)
CENTRO BRASILEIRO DA CONSTRUÇÃO EM AÇO (CBCA)
CB-28 – NORMAS TÉCNICAS